top of page

Não só a tristeza indica depressão, a irritabilidade também



Não apenas a tristeza contínua e intensa, ou melhor dizendo, o estado de ânimo sem esperanças, desanimado ou "no fundo do poço" é indicativo de depressão. De fato, a tristeza como sintoma pode não se manifestar em uma pessoa deprimida, sendo sua prima irmã a irritabilidade.


Sim, por mais estranha que essa afirmação pareça, uma pessoa deprimida pode não se mostrar triste, mas se mostrar de forma irritada, instável ou frustrada. As queixas somáticas, o mau humor, os incômodos, as dores físicas, as montanhas russas emocionais podem substituir a tristeza como sintoma de um problema emocional como a depressão.


Portanto, poderíamos dizer que as manifestações de raiva, insensibilidade, irritabilidade, agressividade e autoritarismo, são, às vezes, gritos que pedem para sair do buraco escuro no qual a depressão sufoca. Uma pessoa constantemente mal-humorada, que mostra uma ira persistente, uma tendência a responder aos acontecimentos cotidiano da vida com ira, insultando aos outros ou com sentimento exagerado de frustração por coisas sem importância, pode estar afundada em um estado de ânimo depressivo.


Em crianças e adolescentes, pode se manifestar um estado de humor irritadiço ou instável, mais que um estado de humor triste e desanimado. Contudo, cabe ressaltar que, assim como a tristeza por si só não é um critério diagnóstico para depressão, a irritação também não é. Por isso a importância da busca por profissionais da área para o diagnóstico e tratamento corretos.


A tristeza e a irritabilidade, por si sós, são estados emocionais saudáveis, pois pretendem nos informar de que existe algo que nos incomoda e que está nos prejudicando. Eles somente de transformam em patológicos quando distorcem nossas vidas, deteriorando vida social, pessoal e profissional.


Perder a linha com facilidade, fazer comentários desagradáveis, ser pouco tolerante, demonstrar impaciência, sentir nervosismo, agitação, ter reações inadequadas , começar a se afastar de certas pessoas e situações indicam que alguma coisa não vai bem e que algo precisa ser feito quanto a isso.


Fonte: Psicologias do Brasil.



Posts Recentes
Arquivo
bottom of page