top of page

Transtorno de ajustamento



"Transtorno de adaptação ou de ajustamento é caracterizado por sintomas depressivos e ansiosos resultantes do impacto psicológico de evento externo estressante ou catastrófico, que altera drasticamente a vida da pessoa, de maneira desagradável e duradoura, gerando sofrimento psicológico, patológico e funcional".


Nossa vida é permeada por uma constante dialética, nos fazendo experimentar os dois lados da moeda em nossa existência. Alegrias e tristezas, conquistas e derrotas, ilusões e desencantos. Um estado não existiria sem seu oposto, por isso, ambos são fundamentais e, assim, vamos nos equilibrando.


Determinados acontecimentos como divórcio, perda de emprego, hospitalização, aposentadoria, perda de um ente querido, doença crônica e outras mudanças mexem com nossos recursos emocionais, gerando estresse, muitas vezes desmotivação, infelicidade, dentre outros sintomas.


Tudo que finaliza, de uma maneira geral, precisa de uma adaptação emocional para o enfrentamento da nova realidade, no intuito de trazer de volta o equilíbrio, o bem estar e a qualidade de vida. Vale lembrar que, situações positivas também podem gerar estresse e necessitar de uma adaptação do indivíduo como, por exemplo, o nascimento de um filho, mudança de estado civil ou um novo emprego.


Cada pessoa possui uma maneira de encarar tais momentos, umas com mais facilidade, outras com menos. O importante é saber que, buscar ajuda de um psicólogo é sempre fundamental.



Posts Recentes
Arquivo
bottom of page