Psicólogo e Psiquiatra: qual é a diferença?
- rafael7571
- 24 de mai. de 2016
- 1 min de leitura

O termo "psi" pode ser permeado por dúvidas quanto ao seu conceito, área de atuação e, principalmente, quando se refere aos profissionais indicados por este termo: psiquiatra e psicólogo.
PSICÓLOGO
É formado em psicologia, ciência que estuda os processos mentais e o comportamento humano. Possui uma ampla área de atuação como esporte, social, recursos humanos, hospitalar e clínica. Não podem receitar medicamento. Podem exercer suas funções nas mais variadas abordagens como cognitivo-comportamental, psicanálise, fenomenológica, etc.
PSIQUIATRA
É médico de formação que, após o término do curso optam pela especialização em psiquiatra e, portanto, pode receitar remédios. Atua em consultórios, clínica e hospitais atendendo casos de doenças mentais como depressão, síndrome do pânico, esquizofrenia e transtorno obsessivo compulsivo.
Vale ressaltar que, na grande maioria dos casos muitos estudos comprovam a eficácia dos tratamentos associados entre psicologia e psiquiatra, uma vez que, um complementa e não substitui o outro.
Comentarios