8 sinais de que você precisa fazer terapia



Todos passam por momentos de estresse, tristeza, luto e conflito, mas, algumas vezes é mais difícil enfrentar estes momentos sozinho, sem auxílio de um profissional. Segundo o psicólogo Daniel J. Reidenber: "Quanto mais cedo se procura ajuda, mais fácil será para resolver o problema".


Os psicólogos atribuem a baixa procura por ajuda ao estigma e preconceito, que existe até hoje, de que psicólogo é para loucos, doentes mentais, que é um sinal de fraqueza, que tomará parte de seu tempo e/ou que custará caro demais. Esses estigmas só mudarão com informação e abertura da mente para novas experiência, sem pré-conceitos.


Fazer terapia está ainda muito associado às doenças mentais, mas não é apenas neste caso que ela é útil. Estamos falando apenas da vida e de suas dificuldades. Os benefícios da psicoterapia podem e devem ser vistos mais como formas de aliviar o estresse, aliviar tensões, auxiliar na resolução de conflitos e alterações de caminhos. Ou seja, visando o bem estar e a saúde em geral.


Para quem ainda está cético em relação à psicoterapia, alguns sinais indicam que é a hora de procurar auxílio de um profissional.


Todas as emoções são intensas


Todos ficam nervosos e tristes, mas intensidade e frequência são importantes. Além disso, trazer prejuízo à vida também não é um bom sinal. Ansiedades extremas e catastrofismos também são sinais para procurar ajuda.


Você passou por um trauma e não consegue parar de pensar nisso


A tendência é pensar que as sensações advindas de um trauma irão embora sozinhas, mas, nem sempre é assim. A morte de um ente querido, a perda do emprego ou uma separação conjugal podem ser momentos para procurar um psicólogo que lhe ajude a enfrentar este momento.


Você tem dores recorrentes de cabeça, estômago ou baixa resistência


Quando estamos emocionalmente abalados o corpo pode dar sinais. Várias pesquisas têm mostrado que o estresse se mostra de muitas maneiras como problemas estomacais crônicos, dores de cabeça, resfriados constantes e perda do apetite sexual, por exemplo.


Você faz uso de alguma substância para enfrentar o dia a dia


Se você está usando algum tipo de droga, remédio (sem prescrição médica), bebida alcoólica ou mesmo a comida com muita frequência pode ser um mau sinal. Este pode ser um sinal de que você está tentando anestesiar algum sentimento ou situação.


Você não está rendendo no trabalho


Mudanças na performance no trabalho são sinais entre aqueles que enfrentam questões emocionais ou psicológicas não trabalhadas. Isso pode atrapalhar a concentração, foco e rendimento, além da sensação de estar desconectado com o trabalho, mesmo que goste do que faz.


Você se sente desconectado daquilo que gostava de fazer


Se as coisas das quais gostava de fazer estão perdendo a graça, pode ser um sinal para procurar ajuda. Se você está desiludido, achando que nada faz sentido, procure um psicólogo para ajudar a clarear e compreender seus sentimentos.


Seus relacionamentos estão desgastados


Você se sente infeliz nos relacionamentos, tem dificuldade para expressar como está se sentindo ou mesmo para identificar suas emoções? Estes podem ser sinais para buscar auxílio.


Seus amigos estão preocupados com você


Amigos podem perceber padrões que não percebemos, portanto, é importante ouvi-los. Se alguém de seu convívio diz que está preocupado com você, pergunta se você está bem ou se já conversou sobre algo com alguém, é porque precisa de ajuda de um psicólogo.


Não tenha medo, receio ou preconceito. Procure um psicólogo e você verá como sua vida como um todo mudará para muito melhor.





Posts Recentes
Arquivo