Será que preciso de terapia?

Se você se sente ansioso, deprimido, é muito tímido, tem dificuldade de se relacionar com as pessoas, tem problemas conjugais, familiares ou com filhos, tem medos, não sabe qual carreira seguir, deseja mudar de profissão, quer se conhecer melhor, ter mais qualidade de vida e mais saúde em geral, a psicoterapia será muito bem vinda. 

Qual é a duração da sessão?

Cada sessão, seja online ou presencial, dura, em média, 50 minutos. 

Qual é a duração do tratamento?

Essa é uma pergunta bastante frequente e a resposta é: "Depende". Depende do caso do paciente, do comprometimento dos sintomas em sua vida, da abordagem utilizada pelo psicólogo e da vontade do próprio paciente, uma vez que, alguns, desejam fazer psicoterapia por toda a vida, considerando que sempre haverá questões a serem trabalhadas. 

Terapia é para louco?

Não, não e não. Esse é um dos mitos da psicologia que, felizmente, está deixando de ser uma crença por muitas pessoas. Considerando que nossa mente influencia em nosso corpo, saúde geral e bem estar, todos precisam de terapia, se querem viver uma vida com mais qualidade. 

Vou fazer terapia para sempre?

Se você quiser, sim. Senão, esse será um tema a ser conversado com o psicólogo nas sessões de terapia. 

O que é o sigilo profissional?

Significa que, tudo que for dito nas sessões de terapia será mantido em sigilo, ou seja, jamais será dito a ninguém. 

Quantas vezes por semana farei sessões?

Depende do caso e do combinado entre psicólogo e paciente, mas, de uma maneira geral, é feita uma sessão por semana. 

E se eu quiser/precisar parar a terapia?

Como todo tratamento, existe uma duração mínima para que os resultados apareçam. Se houver a vontade ou necessidade de parar a terapia, isso deve ser conversado com o psicólogo que, juntos, avaliarão a possibilidade. 

Quanto custa a sessão?

Por questões éticas, formuladas pelo Conselho Federal de Psicologia, não podemos divulgar valores de sessão no site. Porém, é muito fácil, basta entrar em contato conosco para receber essa informação. 

Vou ao psiquiatra, devo fazer psicoterapia também?

Os melhores resultados surgem quando psicoterapia e medicamento são associados. Portanto, quem vai ao psiquiatra deveria fazer também psicoterapia.